Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Vacaria: aula inaugural de Agronomia e assinatura de convênio do IFRS com a Uergs

O Campus Vacaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), realizou, no dia 29 de fevereiro de 2016, a aula inaugural do curso de bacharelado em Agronomia, através de uma parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Os estudantes foram recepcionados, nas dependências da Uergs, na avenida Antônio Ribeiro Branco, 1.060, bairro Parque dos Rodeios, por uma equipe de servidores e autoridades e participaram da palestra "O papel da pesquisa científica e tecnológica na formação do acadêmico", ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Clódis de Oliveira Andrades Filho. A data marcou o início da primeira oferta de um curso superior no Campus Vacaria (IFRS), com a assinatura do convênio pelo reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto e pela vice-reitora da Uergs, Eliane Maria Kolchinski, com o objetivo de desenvolver em conjunto ações de Pesquisa, Ensino e Extensão.

Além do reitor, da vice-reitora e do pró-reitor, compuseram a mesa de honra o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Pagot, representando o prefeito, Elói Poltroniéri; o diretor-Geral do Campus Vacaria do IFRS, Gilberto Luiz Putti; o os coordenadores do curso de Agronomia, Giovani Farina (IFRS) e Fabiano Simões (Uergs).

O coordenador do curso de agronomia da Uergs explicou que a parceria foi realizada de acordo com o princípio da economicidade e agradeceu aos envolvidos. "Hoje vamos comemorar o resultado de um trabalho difícil de toda a equipe das duas instituições que conseguiu consagrar o convênio".

O diretor-geral do Campus Vacaria do IFRS reforçou que apesar de serem 25 com matrículas no IFRS e 25 na Uergs, os 50 estudantes devem se sentir parte do curso de agronomia, e não de uma determinada instituição. "As aulas serão dadas por professores das duas instituições, na sede de ambas, e ao final os aprovados terão o diploma de engenheiro agrônomo. A finalidade foi somar os esforços para propiciar um curso mais forte. Além disso, o convênio abre a oportunidade de novas parcerias, pois é valido por cinco anos".

Para a vice-reitora da Uergs, foi uma longa caminhada que possibilitou a concretização do momento. "Esta é uma parceria para que a gente promova um curso de qualidade, potencialize as forças, e possibilite a formação de profissionais nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão". Ela destacou um dos objetivos em comum entre o IFRS e a Uergs: definir políticas que atentem para as necessidades e as demandas regionais, formando cidadãos capazes de impulsionar o desenvolvimento.

Sobre os arranjos produtivos locais, o secretário destacou o valor da agricultura para o munícipio. "É a principal geradora de renda. Hoje, Vacaria se destaca nacionalmente com a fruticultura, a produção de grãos e com a agricultura familiar".

O reitor do IFRS falou sobre a criação e missão dos IFs, apresentou o IFRS e salientou a importância do convênio. "Podem ter certeza que a união de esforços das duas instituições para ofertar esse curso fará vocês (alunos) terem acesso a uma educação pública de qualidade. Espero que o sucesso da ação possa servir de exemplo para outras serem realizadas em mais unidades".

Logo após, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Clódis de Oliveira Andrades Filho ministrou a palestra "O papel da pesquisa científica e tecnológica na formação do acadêmico". Para ele, os universitários podem ir muito mais além do que assistir às aulas, fazer os exercícios, e aprender o conteúdo. "O aluno tem a oportunidade de se envolver com pesquisa científica e tecnológica. Ou seja, ele pode atuar gerando novos conhecimentos acerca da ciência e da tecnologia. Especialmente na área de ciências agrárias que é tão atrelada a região. Determinado tipo de cultivo vai ter que se adaptar ao solo, ao clima e isso é muito regional. Ou seja, precisa de muita pesquisa voltada para que a gente possa ter um uso sustentável da terra". O palestrante buscou mostrar como o aluno universitário pode se envolver com projetos de pesquisa, junto ao professor, gerar novos resultados e apresentá-los à comunidade.

Após as falas, os coordenadores do curso de cada instituição apresentaram as suas equipes de professores e técnicos-administrativos. Da Uergs, participaram: Carla Azambuja Centeno Bocchese, Daniela Basso Poletto Elizandro Max Borba, Geraldo Finger de Almeida, Isadora Schuch Rodrigo Koch, e Régis Sivori Silva dos Santos. Do IFRS, estiveram presentes: André Geremias Bertelli, Daiane Gonçalves de Carvalho, Daniela Batista dos Santos, Debora Orso, Elvio Rossetto, Giovani Jacob Kolling, Gisele Boechel, Juliano Schmitz, Lidiane Borges Dias de Moraes, Rogério Ricalde Torres, Rosemeri Argenta, Ruth Mara Xavier Cruz, Tais Broch, Michaela Medianeira Pês Sampaio Vieira e Tiago Boechel.

Sobre o curso

As aulas do curso de bacharelado em Agronomia serão realizadas, de segundas a sextas-feiras, das 13h30 às 19h, na nova sede do Campus Vacaria na Estrada João Viterbo de Oliveira, nº 3061, Área Rural, e nas dependências da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na Av. Antônio Ribeiro Branco, 1060, bairro Parque dos Rodeios.

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 15 mil alunos e 180 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br

Confira a página do Campus Vacaria no Facebook: http://www.facebook.com/ifrsvacaria

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria