Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Alvorada: professoras de Libras realizam Dia da Mulher Surda

Palestrante Amanda Rocha

No dia 19 de março, o Campus Alvorada do Instituto Federal (IFRS), em uma parceria com a Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul (SSRS), promoveu o evento "Dia da Mulher Surda". As atividades ocorreram na sede da SSRS e foram organizadas pelas professoras do curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras do Campus: Flavia Britto, Maria Cristina Laguna e Renata Heinzelmann. Os alunos de Libras puderam participar de palestra com a psicóloga e também intérprete de Libras, Amanda Rocha e da oficina sobre maquiagem, da representante dos cosméticos Mary Kay, Michele Porn da Silva, que é surda.

De acordo com as professoras, o projeto de extensão "Bate mãos: comunidade surda conectada" visa aproximar a instituição da comunidade surda e oportunizar aos alunos do último semestre do curso de Libras momentos de prática. "As alunas tiveram de traduzir da língua oral para língua de sinais e da língua de sinais para a língua oral. O desafio foi lançado como forma de sentirem na prática a realidade da função e do papel da profissão. O próximo evento será no dia 30 de abril de 2016 com o tema sobre as eleições", disse Maria Cristina.

As professoras informaram que em abril é comemorado o mês da Libras devido ao reconhecimento da língua pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Por ser um ano eleitoral, os palestrantes farão abordagens relacionadas aos partidos e uma dinâmica para incentivar jovens e adultos surdos para o empoderamento. O evento contará com a presença da comunidade surda, dos alunos e dos professores do Campus Alvorada.

 

Galeria

Oficina de maquiagem - TILS Dia da Mulher Surda - TILS

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria