Você está em: Página Inicial > Campus Alvorada > Notícias
Pelo menos 30 apenadas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, estão tendo uma chance de se desenvolver profissionalmente. Integrando o programa Mulheres Mil, elas tiveram a primeira aula no curso de Maquiagem Cênica nesta quinta-feira, dia 17 de outubro. A capacitação está sendo ministrada por meio de uma parceria do Câmpus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professores das duas instituições estão envolvidos na tarefa além de outros profissionais ligados às áreas de educação, saúde e beleza.
O curso, com carga horária total de 160 horas ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h30. Para participar, as candidatas deveriam ser mulheres em situação de prisão do regime fechado, estar matriculadas e cursando alguma etapa da Educação Básica, dispor do tempo exigido e ter condições de cumprir com a carga horária. Todas terão direito a auxilio financeiro no valor de R$ 100 mensais, condicionado à frequência regular no curso.
Entre os eixos e temáticas que serão trabalhadas, estão peles, rostos e formas faciais, o dia-a-dia da maquiagem e a maquiagem do dia a dia, festas e estilos, maquiagens e cuidados e valorização do trabalho feminino.
Para o coordenador do programa, o professor do IFRS Fábio Marçal, o curso de maquiagem cênica é estratégico:
- Primeiro, enfoca a questão da auto-estima e identidade, que implicam na emancipação feminina. Segundo, ele aponta a perspectiva de atuar profissionalmente em um campo de trabalho bastante amplo e diverso que é o campo da estética.
Para Marçal, o objetivo do curso é contribuir na formação integral das alunas, bem como sinalizar possibilidades de profissionalização e de elevação da escolaridade.
Também participam do Programa o pedagogo do IFRS, Guilherme Bradt; a professora do Departamento de Estudos Especializados em Jovens e Adultos da UFRGS, Aline Lemos da Cunha; a integrante do Instituto de Assessoria as Comunidades Remanescentes de Quilombos (Iacoreq), Marina Edi da Silva Rodrigues; o maquiador, Rafael Gomes; a coordenadora da organização de Mulheres Negras Maria Maria, Rosiane Maiato de Oliveira; a pedagoga e esteticista Aline Guilhão; a estudante de Licenciatura em Química na UFRGS, Andréia da Silva Carvalho; a estudante de Ciências da Educação na Universidade de Buenos Aires, Katia Gass; o professor de cenografia na Unirriter, Marco Fronckowiak; a professora de português e técnica-administrativa da UFRGS, Maria Conceição Fontoura; a maquiadora profissional, Juliana Ferreira; a agente penitenciária e pedagoga, Lucivânia Rigo; o diretor da marca Stilycatto, Cassiano Pellenz; a estudante de pedagogia da UFRGS, Daniele Adriana Braz; e a funcionária da Segurança Publica, Valdirene Alves.
Publicado em 18/10/2013.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria