Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Alvorada > Notícias

Início do conteúdo

12/11/2013 - Mulheres Mil: Câmpus Alvorada realiza sua primeira formatura

Formandas, professores e autoridades envolvidas no Programa

O Câmpus Alvorada, do Instituto Federal (IFRS) realizou no dia 12 de novembro, às 19h30, a formatura de suas primeiras alunas do Programa Mulheres Mil. Na solenidade, foram entregues os certificados para as 24 formandas do curso de cuidador de idosos. Compuseram a mesa de honra: o prefeito do município, Sérgio Bertoldi; a primeira-dama de Alvorada, Maria Zorete; o coordenador de implantação do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal; a coordenadora de Ensino da Escola Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Marta Fert; a representante da Secretaria de Educação do município, Luciane Valim; o diretor do Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, Leandro Marçal; e a paraninfa do curso, Adelaide Konzen.

No início da cerimônia, as alunas prestaram o juramento do curso, com a condução da aluna Natasha Berardi. "Utilizarei os conhecimentos como instrumento de mudança pessoal, para a construção de um mundo melhor, com mais igualdade e justiça social", prometeram. Após, Fábio entregou certificado a todas as formandas.

Em seguida, a oradora da turma Marizete Castagna, disse: "Quero que as pessoas saibam que cada uma dessas mulheres têm uma história de luta, força, perseverança, e de coragem. Viemos para fazer história no Brasil, porque somos as mulheres mil".

Para Adelaide, as formandas estão entrando em uma nova etapa da vida, de atenção e cuidados profissionais com os idosos. E enfatizou a importância da formação dessas mulheres para a população. "Elas se qualificaram para realizar esse tipo de assistência", assegurou.

Na sequência, as alunas prestaram homenagem aos professores e profissionais envolvidos no programa. Todos ganharam um porta-chaves personalizado, de madeira, colorido e com o logo do Programa Mulheres Mil.

Em sua fala, o prefeito falou sobre a construção do Câmpus Alvorada. "Todos poderão estudar, fazer um curso superior, pós-graduação, mestrado aqui no Instituto Federal, que vai ser uma universidade federal aqui dentro de Alvorada".

Para Marta, a parceria para o curso foi um belo casamento. "Assumimos um compromisso com o IFRS, e também com a prefeitura e secretarias de Alvorada e todo o município está participando. O GHC tem esse compromisso, a nossa missão é atender a população", afirma.

Fábio se disse orgulhoso em participar da formatura. "Esse projeto se concretizou por uma construção coletiva. É assim que a gente quer construir o Câmpus de Alvorada: em parceria". O coordenador também agradeceu ao GHC, a prefeitura, as secretarias e a todos os profissionais envolvidos no curso. Para as formandas deixou a mensagem: "Vocês são as primeiras pessoas a receber certificados do Instituto Federal em Alvorada e isso é muito importante para nós. Foi muito importante conhecê-las, tenho certeza que aqui existem cidadãs, profissionais, mães, mulheres, que dignificam e dão todo um sentido para o trabalho em educação".

O evento contou ainda com a participação do representante do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt; da secretária de Direito Humanos de Alvorada, Irani Nascimento; do diretor de Defesa e Valorização dos Direitos Humanos de Alvorada, Manoel Freitas; do secretário de trabalho, assistência e cidadania de Alvorada, Airton Alminhana; do secretário de Administração da prefeitura de Alvorada, Ramiro Passos; do vereador Juliano Marinho; de autoridades e representantes da comunidade.

O Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. Mais informações no site (http://mulheresmil.mec.gov.br/) do programa.

 

Publicado em 13/11/2013.

 

Galeria

Alunas e professores do curso cuidador de idosos Natasha conduz o juramento das formandas Adelaide agradece participação no curso Pronunciamento da oradora Marizete Castagna Alunas recebem certificados de Fábio Marçal Alunas recebem certificados de Fábio Marçal Formatura da primeira turma do Câmpus Alvorada Alunas prestam homenagem aos professores e envolvidos no programa Prefeito fala sobre constução do Câmpus Alvorada Marta fala sobre parceria Fábio Marçal agradece aos parceiros

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria