Você está em: Página Inicial > Campus Alvorada > Notícias
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) irá promover, na próxima semana, o evento "Volta às Aulas Sem Machismo". O lançamento será no Campus Viamão, no dia 6 de março, às 19h, e contará com palestra da professora Elika Takimoto (CEFET-RIO). No dia 7 de março, às 16h, o Campus Alvorada irá realizar uma Roda de Conversa com a promotora legal popular da ONG Themis, Gina Hermann. Em ambos os dias as boas-vindas serão dadas pelo reitor substituto do IFRS, professor José Eli Santos, e pela pró-reitora de Extensão do IFRS, professora Viviane Ramos, e a abertura será feita pelo deputado estadual Edegar Pretto, representando o Comitê Gaúcho do HeForShe. Podem participar servidores, alunos e convidados do HeForShe, e não será necessária uma inscrição prévia.
O Volta às Aulas Sem Machismo é uma iniciativa da ONU Mulheres para prevenir a violência decorrente do machismo nas instituições de ensino. Para isso o Comitê Eles Por Elas organizou um calendário de ações relacionadas à igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres.
As atividades destacam o IFRS como integrante do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento Eles Por Elas (HeForShe), sob a liderança da ONU Mulheres e presidido pelo parlamentar Edegar Pretto, da Frente Parlamentar Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 6 de março
Dia 7 de março
*A ONG Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos trabalha no enfrentamento da discriminação contra mulheres.
IFRS no Comitê ElesPorElas da ONU Mulheres
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) integra o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas (HeForShe) da ONU Mulheres, na categoria Educação. O Comitê foi lançado no dia 7 de abril de 2017, em um grande evento na Assembleia Legislativa, que teve a participação da representante do escritório da ONU Mulheres no Brasil, a espanhola Nadine Gasman. A pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, representou o IFRS na ocasião.
Configura-se como uma frente com integrantes de diferentes setores da sociedade que trabalha na conscientização e em ações relacionadas à igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres e meninas, seja psicológica, sexual, física ou moral. São representantes do IFRS no grupo os servidores Alexander Ferreira, do Campus Viamão (titular), e Fábio Azambuja Marçal, do Campus Alvorada (suplente).
Sobre o Comitê Gaúcho Impulsor - Educação: é composto por instituições educacionais públicas e privadas e tem caráter consultivo, para avaliar estratégias de mobilização do público masculino e compromissos institucionais a serem incentivados em busca da equidade de gênero. Ao aderir ao movimento, as instituições se comprometem a promover uma mudança interna ou a criarem programas que empoderem as mulheres.
Sobre o Movimento ElesPorElas: é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção de barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial. O objetivo é difundir a conscientização. Mais informações no site elesporelas.org.
Texto: Alessandra Nevado - Jornalisa do IFRS - Campus Viamão
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria