Você está em: Página Inicial > Campus Alvorada > Notícias
Reinicia nesta terça-feira, 6 de março de 2018, o projeto "Mãos Arteiras" no Campus Alvorada do IFRS. A iniciativa é desenvolvida por voluntários que atuavam na APAE de Alvorada, que, no segundo semestre de 2018, ofertaram atividades artísticas, como artesanato e informática, para pessoas especiais de diferentes idades.
Em 2018, o projeto será realizado de terça a quinta-feira, das 13h30 às 17h, na sala 101 da unidade (Rua Professor Darcy Ribeiro, 121 - bairro Campos Verdes - Alvorada). Nas terças-feiras, a proposta é seguir com o artesanato; às quartas-feiras, a atividade será de alfabetização; e, às quintas-feiras, laboratório de informática. De acordo com a servidora que acompanha a ação, Walkyria Quedi Taborda Borsato, na parte do artesanato, as práticas mais comuns são a pintura em tecido e o desenho em pano de prato que, em feiras livres, são comercializados e os valores são revertidos para cada um. "Junto com estas atividades as professoras ensinam as pessoas da comunidade que tenham interesse em pintura, confecção de brincos, colares e pulseiras de botão, trabalhos com EVA, tricô e crochê. Todo material produzido é comercializado pelas professoras e o recurso oriundo é utilizado na compra de material e do lanche dos alunos", destaca Walkyria.
A servidora ainda ressalta que o projeto "Mãos Arteiras" agrega não somente pessoas especiais (problemas mentais), como também mulheres que sofreram/sofrem maus tratos, que possuem doenças graves (câncer, depressão...) e que encontram nas atividades momentos de confraternização e esperança de vida para superar as dificuldades.
A proposta é coordenada pela artesã Nara Martines e pela professora Janaina Gresler e está aberta a doações de materiais (pano de prato, tinta, pincel, papel pardo...) e lanche para os participantes.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria