Você está em: Página Inicial > Campus Alvorada > Notícias
Na última quarta-feira, 07 de março de 2018, o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS promoveu, em parceria com o Campus Viamão, a roda de conversa "Volta às Aulas sem Machismo" com a promotora legal popular da ONG Themis, Gina Hermann. Estiveram presentes na atividade o reitor substituto do IFRS, José Eli dos Santos; a pró-reitora de Extensão da instituição, Viviane Silva Ramos; o diretor-geral do Campus Alvorada, Fabio Azambuja Marçal; o integrante do Comitê Gaúcho do HeForShe, Alexsandre Ferreira (servidor do Campus Viamão); membros da comunidade externa; além de estudantes e servidores do Campus Alvorada.
Em sua fala de abertura, Marçal destacou a importância dessa data para os institutos federais que têm como um dos objetivos aliar a formação profissional à cidadã, e dentro disso, combater o machismo. O reitor substituto mencionou iniciativas desenvolvidas no IFRS que abordam a questão de gênero como, por exemplo, o programa Mulheres Mil e ações de extensão em diversos campi.
José Eli ainda lembrou que quando ingressou na rede federal como aluno de eletrotécnica, em 1984, o curso era predominantemente masculino. Em 2010, retornou à instituição para uma conversa e percebeu que a turma era 50% de mulheres. Embora haja mudanças nesses cenários, as problemáticas seguem as mesmas. "Naquele tempo o futuro era os anos 2000 e se esperava algo mais 'futurista', entretanto ainda estamos discutindo machismo", desabafa.
Alexsander apresentou a origem da campanha "HeforShe", que tem o envolvimento de instituições/empresas gaúchas, como o IFRS, com o propósito de engajar os homens na luta pela igualdade de gênero.
Ao abrir a roda de conversa, Gina Hermann explicou a origem do Dia Internacional das Mulheres e contou sua trajetória. Ela trouxe alguns dados, tais como, que nos últimos 10 anos o número de violência tendo como vítimas mulheres brancas reduziu, entretanto aumentou em relação às mulheres negras. Gina - que é também é representante municipal do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas e conselheira de Saúde no município de Alvorada - alertou para a atenção que se deve ter com a violência (física, psicológica, moral, patrimonial), que muitas vezes ocorre em casa e que pode chegar ao feminicídio. Como conselho, indicou que sempre se leve adiante uma agressão denunciando quem a praticou.
A promotora ainda ressaltou a necessidade da mulher respeitar a si própria, ao seu corpo, lembrando da campanha #NãoéNão. Neste aspecto, acredita que o preservativo veio para dar liberdade e empoderamento às mulheres, que podem definir se querem ou não engravidar e prevenir de doenças sexualmente transmissíveis.
Após a fala inicial, a roda de conversa seguiu com relatados emocionantes de alunas e servidoras do Campus Alvorada.
No dia 06 de março, o evento de lançamento do "Volta às Aulas em machismo" foi realizado no Campus Viamão com a palestra da professora Elika Takimoto (CEFET - Rio)
Volta às Aulas Sem Machismo
O Volta às Aulas Sem Machismo é uma iniciativa da ONU Mulheres para prevenir a violência decorrente do machismo nas instituições de ensino. Para isso o Comitê Eles Por Elas organizou um calendário de ações relacionadas à igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres.
Confira outra fotos do evento no perfil do Campus Alvorada no facebook.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria