Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Alvorada > Notícias

Início do conteúdo

Vivências no Fórum Social Mundial fortalecem propósito de luta da estudante Mariana Ribeiro

Integrantes do projeto Figueira Negra no Fórum Social Mundial

Uma bagagem mais pesada pelas vivências. Este foi o resultado da participação da aluna do curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do Campus Alvorada, Mariana Ribeiro, durante o Fórum Social Mundial, de 12 a 17 de março de 2018, em Salvador (BA). A estudante acompanhou integrantes do projeto Figueira Negra - Descobrindo percursos, identidades e protagonismos - que promoveram a atividade "Figueira Negra, narrativas através do audiovisual".

Na ocasião, Mariana falou sobre sua experiência no Instituto Federal, do seu descobrimento e aceitação como mulher negra ao participar do projeto. De acordo com a discente, o momento foi intenso de trocas e aprendizados.

Além da participação no evento Fórum Social, ela destacou as vivências com a proprietária da casa que ficou hospedada, com as pessoas que lá estavam e com a cultura da cidade.

Durante o período que estiveram na Bahia, a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco foi assassinada, e para a estudante foi como se tivesse perdido as forças, pois sua proposta de luta também é pelos direitos humanos. "Quando ela foi assassinada eu fiquei muito triste. Era como se alguém tivesse me falando: Acho bom tu parar por aí porque o teu final vai ser que nem o dela", disse Mariana.

"Muitas pessoas comentavam que com a morte da Marielle seria o fim, mas para mim foi o começo, pois comecei a ver e a pensar 'não quero ver que isso aconteça com a minha sobrinha'. Eu não quero de novo ligar a TV e ver o que aconteceu com a Marielle se repetir", desabafou.

Entre os projetos e sonhos, Mariana pretende dar continuidade aos estudos sobre a Lei 11.645, que estabelece a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino, apontando o quanto a falta de aplicação desta legislação interfere nos dados do feminicídios da mulher negra e no genocídio da juventude negra, além de produzir um documentário sobre a história das melhores negras, especialmente da comunidade de Alvorada. A jovem também pretende criar uma organização não-governamental para colaborar com minorias discriminadas.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria