Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Rolante > Notícias

Início do conteúdo

12/09/2016 - Processo seletivo 2017/1 - Publicado edital de isenção da taxa de inscrição

Cartaz edital de isenção

O Instituto publicou nesta segunda-feira, 12 de setembro de 2016, o edital 23/2016 de isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo de ingresso de estudantes 2017/1 para cursos técnicos e superiores. O período para solicitação vai de 19 a 30 de setembro. Os detalhes, a lista de documentação necessária, o requerimento a ser preenchido, bem como os cursos que serão ofertados estão disponíveis no edital.

A isenção de taxa de inscrição é um benefício concedido pelo IFRS às pessoas que comprovarem carência socioeconômica, para pagamento da mesma, mediante o atendimento aos critérios estabelecidos por lei e conforme as orientações previstas no edital Concessão de Isenção de Taxa de Inscrição, disponível no Portal de Ingresso.

Todos os campi disponibilizam computador com acesso à internet para os candidatos fazerem a solicitação. A concessão de isenção não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá acessar o Portal de Ingresso e realizar a inscrição.

Este ano serão ofertadas mais de 4.800 (quatro mil e oitocentas vagas) em cursos técnicos e superiores gratuitos nos 17 campi do IFRS. Todas as informações sobre o processo seletivo você encontra no portal de ingresso.

Os cursos técnicos de nível médio são oferecidos nas modalidades integrado, concomitante e subsequente (veja definições abaixo); e os superiores, nas modalidades tecnológico, bacharelado e licenciatura. Das vagas para os subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Datas importantes

  • Isenção de taxa de inscrição: de 19/09 a 30/09
  • Inscrições: 06/10 a 08/11
  • Prova: 04/12

 

Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

  • Técnicos de nível médio integrado - permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.
  • Técnicos de nível médio subsequente - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
  • Técnicos de nível médio concomitante - formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.
  • Superior tecnológico - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.
  • Bacharelados - cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.
  • Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria