Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Rolante > Notícias

Início do conteúdo

04/10/2013 - Pronatec Campo é discutido com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Reunião

Na tarde desta sexta-feira, dia 4 de outubro, estiveram na Reitoria do Instituto Federal (IFRS) representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Gustavo Graminho e Márcio Regelin se reuniram com a reitora, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, e com a pró-reitora de Extensão, Viviane Ramos, para falar sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para moradores de áreas rurais, o chamado Pronatec Campo.

O IFRS é o instituto que mais possui vagas ofertadas no Estado. Cerca de 90% dos cerca de 2 mil estudantes do Pronatec Campo no Rio Grande do Sul são atendidos pelo IFRS.

O MDA deve implementar via IFRS uma pesquisa de perfil dos alunos no meio rural. Questões específicas de cada região devem ser enfrentadas. Nessa questão, a pró-reitora Viviane explicou que o instituto já tem essa preocupação: "Todos os câmpus e unidades remotas do IFRS são atendidas com cursos específicos. O nome do curso e a estrutura pode ser a mesma, mas o projeto pedagógico é diferente, baseada nos arranjos produtivos locais. Tudo para melhor atender as reais necessidades de cada turma".

Além das diferenças nos conteúdos dos cursos, as ofertas de capacitação devem passar a ser diferenciadas. A partir de agora, o Pronatec Campo, além de cursos na área agrícola, passará a ofertar instrução para atender necessidades de quem vive no meio rural. Podem ser ofertados, por exemplo, cursos de cooperativismo e até mecânica de motocicleta, para regiões em que o veículo é usado como instrumento de trabalho nas propriedades.

"Ações como essa são fundamentais para manter o jovem no campo. Não é porque ele mora no meio rural que deve gostar da área agrícola. Ele pode se capacitar em outra área e ter uma profissão que possibilite que ele fique no campo dando apoio à sua família", comentou a reitora Cláudia.

Também participaram da reunião a coordenadora-geral do Pronatec no IFRS, Leila Scwarz, e o coordenador de implantação do Campus Rolante, Jesus Borges.

 

Publicado em 04/10/2013, na página www.ifrs.edu.br.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria