Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Rolante > Notícias

Início do conteúdo

07/12/2016 - Rede Federal é destaque na principal avaliação da educação básica do mundo

Foram divulgados no dia 6 de dezembro de 2016, os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Foi apontado que, se fosse um país, a Rede Federal estaria entre os primeiros colocados nas áreas analisadas.

O Pisa testa os conhecimentos de matemática, leitura e ciências de estudantes de 15 anos de idade. A avaliação é feita a cada três anos e cada aplicação é focada em uma das áreas. Em 2015, o foco foi em ciências, que concentrou o maior número de questões da avaliação.

Em ciências, a Rede Federal recebeu 517 pontos, bem acima da média do Brasil - que soma as notas obtidas pelos estudantes das redes Federal, Estadual e Particular - que foi de 401. Se fosse um país, a Rede Federal teria ficado na 11ª colocação, à frente de países como Coreia do Sul, Estados Unidos e Alemanha.

Já em leitura, a pontuação da Rede Federal - 528 pontos - seria suficiente para deixa-la na segunda colocação entre os 70 países e territórios analisados, ficando atrás apenas de Singapura. Em matemática, a nota da Rede foi 488, bem acima da média geral do Brasil, que foi 377 pontos.

A Pesquisa

No total, participaram da edição do ano passado 540 mil estudantes que, por amostragem, representam 29 milhões de alunos dos países participantes. O Pisa é considerado a principal avaliação de educação básica do mundo e incluiu os 35 países-membros da OCDE, além de 35 economias parceiras, como o Brasil. No país, participaram 23.141 estudantes de 841 escolas.

Texto e arte: Comunicação do Instituto Federal de Brasília

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria