Com a participação de aproximadamente 300 pessoas, ocorreu na manhã da última quarta-feira, 8 de março, a primeira caminhada voltada às mulheres no município de Rolante. Durante a ação, foram entregues materiais sobre prevenção a violência doméstica, dialogando e sensibilizando a comunidade sobre a cultura da não violência e formas de denunciar possíveis agressões, e confeccionados cartazes.
Participaram deste ato a comunidade acadêmica do Campus Rolante, as escolas estaduais Albino Souza Cruz e Frei Miguelinho, Escola Municipal Oldenburgo, Núcleo Acisa Mulher, Condicar, Cras, Caps, Conselho tutelar, secretaria Municipal de Educação, Prefeitura, Brigada Militar, Câmara de Vereadores de Rolante, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Calçado e Vestuário e comunidade local.
A atividade teve início às 9h, na Escola Estadual Albino Souza Cruz e após foram percorridas as ruas centrais de Rolante, finalizando o percurso na Rua Coberta, onde ocorreu o ato simbólico de assinatura da bandeira de luta por igualdade.
Historicamente as Mulheres sofrem com a inferiorização nos espaços que transitam e com dados tão alarmantes de violência, que vão desde as agressões físicas até assédio moral e violência simbólica, "não há como apenas parabenizá-las por esta data, aproveitar o Dia Internacional da Mulher para promover esta reflexão é fazer jus ao motivo pelo qual a data foi criada: A luta pela igualdade de direitos. Afinal, como diziam os cartazes, - Para além de rosas queremos seu respeito!", afirma o diretor-geral do Campus, Jesus Rosemar Borges.
A Caminhada da Igualdade e Empoderamento da Mulher foi uma promoção do Campus Rolante com o apoio e parceria das entidades acima citadas, e teve por objetivo a reflexão, sensibilização, discussão a respeito do significado do Dia Internacional da Mulher, da luta das mulheres por direitos iguais, contra o feminicídio, a cultura do estupro, a exploração das mulheres no mercado de trabalho, entre outros.
As ações promovidas pelo Campus não terminaram com a caminhada, durante o mês de março estão previstas pelo Núcleo de Ações Afirmativas e Inclusão (Naair) a realização de várias outras atividades, visando promover amplo debate sobre a situação da mulher, comenta a Assistente de alunos do Campus, Marilise Paz dos Santos.
Acompanhe a cobertura fotográfica no - Facebook
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria