Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Rolante > Notícias

Início do conteúdo

10/04/2017 - Professora holandesa faz palestras no Campus Rolante

Professora holandesa Ria Lemaire faz palestra no Campus Rolante

O Campus Rolante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul recebeu a visita da professora e pesquisadora holandesa Ria Lemaire, que proferiu palestras para os estudantes dos cursos técnicos em Comércio, Informática e Agropecuária nos dias 3 e 4 de abril de 2017. Ria é professora emérita das universidades de Utrecht (Holanda) e Poitiers (França) e grande especialista em poéticas da voz e da oralidade.

Ela confirmou o apoio ao projeto de pesquisa "Poéticas da voz e da memória: narrativas da comunidade de Rolante", que pretende reunir em documentários as memórias das comunidades rurais rolantense e é coordenado pelo professor Rafael Hofmeister de Aguiar. Dessa forma, ficou prevista nova visita de Ria ao município ainda neste ano, para auxiliar na coleta, no tratamento e na análise do material.

No dia 3 de abril, Ria falou sobre as relações entre oralidade e escrita e entre poesia popular e cânone literário, além de conversar sobre a obra do poeta Patativa do Assaré, falecido há 15 anos. Segundo o aluno Geovani de Moura, a professora Ria, "além de mostrar uma rica cultura, desvendou alguns pontos marcantes sobre Patativa do Assaré". A aluna Maria Ester considerou a palestra da pesquisadora como uma oportunidade única na formação dos alunos no Instituto Federal.

No dia 4, a pesquisadora holandesa palestrou sobre os saberes populares e científicos, destacando a importância de uma ciência popular ante as verdades da ciência oficial. Segundo a aluna Bruna de Souza, Ria Lemaire apresentou uma visão diferente da que os alunos possuíam, mostrando que "nem sempre a visão da ciência oficial é a melhor e mais verdadeira".

A professora também visitou as futuras instalações do Instituto Federal no município e destacou a importância do Campus Rolante para o desenvolvimento social, econômico e humano da região.

Galeria

Ria Lemaire em palestra no Campus Rolante

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria