Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Vacaria > Notícias

Início do conteúdo

01/02/2017 - Qual é a nota mínima para passar no Enem? Entenda

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar a qualidade desse nível de educação no Brasil, mas sua importância cresceu e hoje a nota do Enem pode ser usada para participar de uma série de programas como ProUni, Sisu e Fies, além de servir também para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Cada um desses casos exige uma nota mínima no Enem para participar. Vale lembrar que o Enem é uma prova que pode ser usada para entrar em vários programas. Porém, somente fazer o Enem não garante `passar` em nenhum programa. É necessário cumprir alguns requisitos, que podem ser de renda e escolaridade, por exemplo, e fazer a inscrição no momento correto e ter a nota exigida no Enem para poder participar.

Veja, a seguir, qual a nota do Enem necessária para passar nos principais programas que utilizam o desempenho no Exame para selecionar estudantes!

Nota mínima do Enem para passar no ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) usa a nota do Enem para selecionar candidatos a uma bolsa de estudos em faculdade particular . O ProUni exige nota mínima em dois casos: inscrição e processo seletivo. Entenda como funciona:

- Inscrição: para se inscrever no ProUni o candidato precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior (resultado no Enem de dois ou mais anos atrás não é aceito), com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação .

- Processo seletivo: uma vez inscrito, o candidato concorre com outros estudantes que também fizeram o Enem e disputam a mesma vaga, no mesmo curso, faculdade, turno e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência).

A menor nota para conseguir passar no ProUni é chamada de `nota de corte`. As notas de corte variam de acordo com o nível dos candidatos e a procura daquele curso. Para conseguir uma bolsa do ProUni em Medicina, por exemplo, normalmente o candidato precisa ter pelo menos 800 pontos. Já cursos menos concorridos em faculdades pouco procuradas podem aceitar candidatos com apenas 450 pontos nas provas do Enem.

Vale lembrar que as bolsas do ProUni são destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa e quem já tem um diploma universitário não pode se candidatar ao programa.

 

DA REDAÇÃO - TERRA NOTICIAS - 30/01/2017 - SÃO PAULO, SP

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria