Foi divulgado em dezembro o Qualis de três periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A Revista Eletrônica da Matemática (Remat), recebeu qualificações B3 e B5; a Scientiatec, B4 e a #Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, B1, B2, B4, B5 e C. A qualificação varia de acordo com a área analisada, no caso da Remat e da Scientiatec, foram várias avaliadas, por isso possuem mais de um conceito.
Qualis-Periódicos
Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. O processo foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do módulo Coleta de Dados da plataforma Sucupira. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.
A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.
A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, de A1 a C, sendo A1 o estrato mais elevado. Mais informações podem ser acessadas pelo link: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7422-qualis
Publicações Científicas do IFRS
O IFRS conta desde 2016 com um setor de Publicações Científicas, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) que atua em parceria com outras duas pró-reitorias, a de Extensão (Proex) e Ensino (Proen); o setor de Comunicação e de Tecnologia de Informação. Durante o ano de 2016, foram realizadas diversas atividades em conjunto, como:
- Migração das revistas ScientiaTec e #Tear para o Portal de Periódicos;
- Criação do conselho editorial do IFRS que está definindo seu regimento e formulando as políticas editoriais do portal de periódicos e do portal de eventos do IFRS;
- Capacitação e apoio aos editores dos periódicos;
- Implantação do Portal de Eventos.
Mais informações podem ser obtidas aqui:
http://ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=197 ou pelo email [email protected]
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria