Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Vacaria > Notícias

Início do conteúdo

03/04/2017 - IFRS oferece quase 1,3 mil vagas em cursos técnicos e superiores

PS 2017/2

Com o total de 1.295 vagas entre cursos técnicos e superiores gratuitos, começam na próxima segunda-feira, dia 10 de abril de 2017, as inscrições para o processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As vagas são ofertadas em nove municípios do Estado, nos campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Feliz, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão. São 928 vagas em cursos técnicos subsequentes (para quem já possui o ensino médio) e 367 em cursos superiores. Os Editais 25/2017 e 26/2017, com todas as informações referentes a esse Processo Seletivo, bem como os Manuais do Candidato foram publicados nesta segunda-feira, 3 de abril, e podem ser conferidos no Portal de Ingresso do IFRS.

As inscrições poderão ser feitas de 10 de abril até 9 de maio, pelo Portal de Ingresso ou nos campi (endereços abaixo), que disponibilizarão computadores conectados à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os superiores. É possível solicitar isenção da taxa, no período de 3 a 12 de abril (informações no Edital 21/2017, disponível no Portal de Ingresso).

As provas serão aplicadas em 4 de junho e o início das aulas ocorrerá no segundo semestre de 2017. Para acompanhar todas as informações ter acesso ao Manual do Candidato e às orientações sobre a isenção da taxa de inscrição, acompanhe o site ingresso.ifrs.edu.br.

Enem e Sisu

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS é utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar por "prova e nota do Enem" ou por "nota do Enem", ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2016). A primeira alternativa significa que o candidato fará a prova do Processo Seletivo próprio do IFRS, no dia 4 de junho, mas também tem a possibilidade de utilizar a nota do Enem, concorrendo nas duas modalidades. Se optar apenas por nota do Enem, o candidato não necessita realizar a prova no dia 4 de junho.

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

>> Opção de curso, turno, número de vagas e endereço do Campus Vacaria:

Campus Vacaria (Rua Engenheiro João Viterbo, 3.061, Zona Rural - Vacaria)

Técnico em Agropecuária - noite, 17 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 pelo Enem.

>> DATAS IMPORTANTES DO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES 2017/2:

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 3 a 12 de abril

Publicação do edital do processo seletivo: 3 de abril

Resultado das solicitações de isenção: 25 de abril de 2017

Inscrições para o processo seletivo: de 10 de abril a 9 de maio (candidatos que solicitaram a isenção, sendo beneficiados ou não, precisam realizar a inscrição a partir do dia 26 de abril)

Provas: 4 de junho

>>> Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Ingresso.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: gabinete@ifrs.edu.br | Dúvidas de Acessibilidade:siep@bento.ifrs.edu.br | Ouvidoria