Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Vacaria > Notícias

Início do conteúdo

18/09/2017 - Processo seletivo de estudantes 2018/1: IFRS receberápedidos de isenção na taxa de inscrição

PS 2018/1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) receberá, de 18 a 29 de setembro de 2017, solicitações de isenção na taxa de inscrição do processo seletivo de ingresso de estudantes 2018/1. As informações, a lista com a documentação necessária, o requerimento a ser preenchido, bem como os cursos que serão ofertados, estão disponíveis no site ifrs.edu.br, no Edital nº 56/2017.

Os 17 campi do IFRS disponibilizam computador com acesso à internet para que os candidatos possam acessar o edital e seus anexos. A isenção do pagamento da taxa de inscrição é um benefício concedido às pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento aos critérios estabelecidos por lei e conforme as orientações previstas no edital.

É importante lembrar que a concessão de isenção não garante a inscrição no processo seletivo. O beneficiado deverá realizar a inscrição no período definido (9 de outubro a 7 de novembro de 2017), conforme orientações que serão publicadas posteriormente.

Sobre o Processo Seletivo 2018/1

O IFRS está ofertando mais de 4 mil vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos nos 17 campi, para ingresso no primeiro semestre do ano de 2018. As inscrições estarão abertas de 9 de outubro a 7 de novembro de 2017. Já a prova ocorrerá no dia 3 de dezembro. Mais informações serão divulgadas no site ifrs.edu.br.

Os cursos técnicos são oferecidos nas formas integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio; e os superiores, nas formas bacharelado, licenciatura e tecnologia (veja definições abaixo). Para os cursos superiores e os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, os candidatos também poderão optar por utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para classificação ou concorrer nas duas modalidades: prova e nota do Enem.

Datas importantes:

Isenção de taxa de inscrição: 18/9 a 29/9/2017

Inscrições: 9/10 a 7/11/2017

Prova: 3/12/2017

Conheça as modalidades de cursos oferecidos:

Técnicos integrados - permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.

Técnicos subsequentes - formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.

Técnicos concomitantes - formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.

Superiores de tecnologia - cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.

Bacharelados - cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.

Licenciaturas - cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

O IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 19 mil alunos e mais de 200 opções de Cursos Técnicos e Superiores de diferentes modalidades em vários municípios do Estado. Oferece também Cursos de Pós-graduação e dos Programas do governo federal.

O IFRS atua com uma estrutura multicampi. Possui os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves. Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria