No dia 27 de março, os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária (Concomitante/Subsequente) e em Logística (Subsequente) realizaram um trote solidário no centro de Vacaria. De rostos pintados, os alunos que ingressaram no dia 23 de março tiveram que arrecadar dinheiro para comprar alimentos e doces a serem doados para a Casa Abrigo Divina Providência, localizada na cidade. A atividade foi organizada pelos alunos veteranos dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Foram recolhidos quinhentos e quarenta reais com a colaboração de motoristas e pedestres e foram distribuídos diversos materiais de divulgação do Instituto Federal (IFRS).
A estudante do técnico em Agropecuária, Marci Bortoleti, que participou do trote, acredita que de uma forma divertida, conseguiram alegrar a Páscoa de algumas crianças. "Foi uma forma de deixarmos a data um pouco mais doce para eles".
Para a aluna do curso técnico de Agropecuária do Pronatec, Leila Diniz Pereira, a ideia foi fazer algo positivo. "As novas turmas se empenharam bastante e em pouco tempo juntaram o dinheiro".
Segundo a diretora de Ensino do Câmpus Vacaria, Lidiane Moraes, o trote solidário foi proposto com o objetivo de conscientizar os alunos da importância da doação e trabalho em equipe, incentivar a prática social e proporcionar o entrosamento dos alunos. "Acreditamos que o trote solidário, na qualidade de ação social, demonstra o cumprimento do papel de instituições de educação para o exercício da cidadania, bem como o resgate de valores e virtudes humanas, muitas vezes tão esquecidos".
Saiba mais sobre a Casa Abrigo Divina Providência
Atende, em regime de acolhimento institucional, meninos de zero a sete anos e meninas de zero a dezoito anos. Essas crianças e adolescentes são acolhidas através de determinação judicial e permanecem na casa temporariamente, em tempo integral, enquanto se buscam alternativas de retorno ao convívio familiar ou família substituta, através de guarda ou adoção.
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria