Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Viamão > Notícias

Início do conteúdo

06/10/2016 - Instituto Federal abre inscrições para cursos técnicos e superiores gratuitos em Viamão

Banner Cursos técnicos e superiores do IFRS

O processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), oferta 4.562 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos em 16 municípios do Estado. No Campus Viamão, localizado na avenida Senador Salgado Filho, 7.000 (Tecnopuc Viamão), são 224 vagas distribuídas entre os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processos Gerenciais, Técnicos subsequentes em Administração, Cooperativismo e Meio Ambiente e o Técnico concomitante em Meio Ambiente.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de novembro de 2016, pelo site ingresso.ifrs.edu.br, ou diretamente no Campus, na Coordenadoria de Registros Acadêmicos, sala 301, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20h, que disponibiliza computadores conectados à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os cursos de nível superior.

Além do Campus Viamão, as vagas são para os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria e Veranópolis. São 2.761 vagas em cursos técnicos e 1.801 vagas em cursos superiores.

As provas serão aplicadas em 4 de dezembro e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre de 2017. Para acompanhar todas as informações, ler o Manual do Candidato (que informa os conhecimentos que serão avaliados nas provas) e outras orientações, acesse o site ingresso.ifrs.edu.br.

Enem e Sisu

Para ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS, o candidato pode optar por utilizar a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, no momento da inscrição, deverá escolher uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2016).

Para os cursos de nível superior, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Saiba mais: ingresso.ifrs.edu.br

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria