Encerram no dia 7 de novembro de 2017, as inscrições para o processo seletivo de ingresso de estudantes nos cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As vagas são oferecidas em 17 campi, localizados em 16 municípios do Estado: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Farroupilha, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. São 2.626 vagas em cursos técnicos e 1.982 vagas em cursos superiores, todos gratuitos.
As inscrições para as provas do processo seletivo ocorrem até 7 de novembro, pelo Portal de Ingresso do IFRS (ingresso.ifrs.edu.br). Os campi ofertantes disponibilizam computadores com acesso à internet para os interessados. A taxa custa R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores, e deverá ser paga até 8 de novembro.
As provas ocorrerão no dia 3 de dezembro. O candidato que necessitar de condições especiais para realização deverá formalizar seu pedido até 7 de novembro.
Os Editais e Manuais do Candidato 2018/1 estão disponíveis no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br) e há um exemplar impresso para consulta nos campi participantes do processo.
Lembre-se de que o prazo para inscrições vai até 7 de novembro e o de pagamento, até 8 de novembro.
Enem
Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (EM) e superiores do IFRS pode ser utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2012. Para isso, no momento da inscrição (que é feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deve optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; "somente prova" ou "apenas por nota do Enem". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (de 2012 até o atual). Ainda se a opção for "apenas a nota do Enem", não há taxa de inscrição.
DATAS IMPORTANTES:
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria