Os servidores do Câmpus Viamão, do Instituto Federal (IFRS) testaram, nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Sistema Integrado de Gestão (SIG) que está sendo implantado no Instituto Federal (IFRS). A atividade, com um total de 16 horas, trabalhou especificamente o módulo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e contou com a participação de profesores e técnicos-administrativos dos setores de registros acadêmicos e pedagógico do câmpus e da reitoria. Após o término, o grupo enviou um documento com sugestões de adequações para o Comitê de Implantação
Buscando se fortalecer como instituição, o IFRS está trabalhando na integração dos sistemas de gerenciamento de dados de todos os seus setores e unidades. Para isso, está sendo implantado o SIG para agilizar e agregar confiabilidade aos processos e às estatísticas institucionais, dar mais transparência e auxiliar na tomada de decisões. O módulo SIGAA informatiza procedimentos da área acadêmica, como submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão e submissão e controle de projetos de ensino, registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual. Tem portais específicos para reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu, stricto-sensu e de graduação e comissões de avaliação.
Segundo o diretor de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques o câmpus ter sido escolhido como piloto da implantação deste novo sistema é um privilégio e ao mesmo tempo também, uma forma de organizar o início das atividades acadêmicas. "Para que todos os servidores do Câmpus conheçam a dinâmica do novo sistema dos processos é necessária uma capacitação constante. Por isto, em uma atitude de gestão, juntamente com a reitoria, pensamos em uma capacitação de dois dias que foi muito válida. Os servidores puderam sair com acesso e operacionalizando o sistema. Em breve o SIGAA estará disponível para os nossos alunos".
No Câmpus Viamão, o denominado "âncora", ou servidor que será o ponto de contato entre a reitoria e os usuários do módulo, será o responsável pelo Registros Acadêmicos, Dário Bezerra. Ele deverá ser o multiplicador do módulo no câmpus, prestar o primeiro atendimento ao usuário no caso de dúvidas e abrir chamados no help desk do IFRS.
Participaram da capacitação os servidores da reitoria: coordenadora de Implantação, Mara Lisiane Sievert; as coordenadoras do SIGAA, Maria do Carmo Alves de Oliveira e Ana Paula Colares Flores; e o representante da Diretoria de Tecnologia da Informação, Bryan Zinn.
Saiba mais
O SIG escolhido para concretizar esse projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e vem há dez anos sendo aprimorado. Já é utilizado por várias instituições da Rede Federal. Para viabilizar a implantação do SIG-UFRN, o IFRS conta com a participação da empresa AVMB, de Santa Maria (RS) que esteve no Câmpus Viamão, com os representantes Felipe Cervi e Paraguassu Cardoso.
Para facilitar essa implantação, o projeto UnIFica foi desenvolvido. Entre as ações estão: capacitação aos usuários, discussão e definição de processos internos, suporte e canais de comunicação que permitam explicar aspectos do sistema e esclarecer dúvidas. A implantação do sistema ocorrerá em até três anos, após esse prazo, o IFRS estará usando todos os módulos do sistema.
unifica.ifrs.edu.br
E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria