Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

IFRS divulga os editais do Processo Seletivo 2016/2

Edital Publicado

Foram divulgados nesta quarta-feira, 4 de maio, os editais do Processo Seletivo Unificado para ingresso de alunos no segundo semestre de 2016 do Instituto Federal (IFRS).

Neste processo são ofertadas 823 (oitocentos e vinte e três) vagas para ingresso nos cursos Técnicos Subsequente, e 336 (trezentos e trinta e seis) vagas para ingresso nos cursos de nível Superior de 10 campi do IFRS, conforme consta nos Editais publicados em ingresso.ifrs.edu.br.

As vagas estão distribuídas em 10 municípios do Estado, nos campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Osório, Porto Alegre (Centro), Rio Grande, Rolante e Viamão.

As inscrições iniciam dia 9 de maio, e podem ser feitas até o dia 2 de junho, pelo site ingresso ou nos campi ofertantes das vagas, que disponibilizarão computadores conectados à internet para os candidatos. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cursos técnicos e R$ 50,00 (cinquenta reais) para os superiores. É possível solicitar isenção da taxa, no período de 9 a 18 de maio.

As provas serão aplicadas em 26 de junho e o início das aulas ocorrerá no segundo semestre de 2016. Para acompanhar todas as informações e orientações sobre a isenção da taxa de inscrição, acompanhe o site ingresso.

Enem e Sisu

Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir do ano de 2009. Para isso, no momento da inscrição (que será feita pelo site ingresso.ifrs.edu.br), o candidato deverá optar por uma das alternativas: ingresso mediante "prova e nota do Enem"; apenas por "nota do Enem"; ou "somente prova". No caso de optar pela nota do Enem, ele deve indicar o ano que deseja o aproveitamento (entre 2009 e 2015).

Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Modalidades dos cursos oferecidos

>> Técnico de nível médio:

Subsequentes ao Ensino Médio - voltados para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio, que cursarão apenas o técnico no IFRS.

>> Superiores:

>> Bacharelado - formação teórica e prática mais ampla e suporte científico.

>> Tecnológicos - cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho, com carga horária menor em relação a bacharelados e licenciaturas.

>> Licenciaturas - indicados para quem quer atuar em ambientes educacionais.

 

DATAS IMPORTANTES:

  • Inscrições: 9/5 a 2/6/2016
  • Período de solicitação de isenção da taxa de inscrições: 9 a 18/5/2016
  • Provas: 26/6/2016
  • Todas as informações podem ser acompanhadas no site ingresso.ifrs.edu.br

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria