Informações da página

Você está em: Página Inicial > Campus Vacaria > Histórico

Início do conteúdo

Histórico

Iniciou suas atividades em março de 2006, como extensão da Escola Agrotécnica Federal de Sertão. Em 2009, o polo de Vacaria passou a integrar o Câmpus Bento Gonçalves do IFRS. Nos primeiros anos, funcionou junto às instalações da Associação dos Técnicos Agrícolas de Vacaria (Atav) e, em 2010, mudou-se para o prédio do antigo Seminário Diocesano de Vacaria.

A federalização ocorreu em agosto de 2011, quando o polo passou a ser um câmpus em implantação do IFRS. Em 2012 e 2013, foram realizados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e técnicos pelo Pronatec. Em 2013, tiveram início as obras para a construção da sede definitiva do câmpus, que será no bairro Distrito Industrial III. A previsão é de que o câmpus entre em funcionamento em 2016 e atenda cerca de 1.200 alunos.

Sobre o IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público, gratuito e de qualidade.

Conta com 119 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua em 17 câmpus: Bento Gonçalves,Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão; e tem cinco câmpus em implantação, nos municípios de Alvorada, Rolante, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Oferece cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Mulheres Mil, Formação Inicial Continuada (FIC) e de pós-graduação.

Todos os cursos são gratuitos e os alunos têm acesso à assistência estudantil (como auxílio transporte, moradia, alimentação e bolsa permanência) e a programas de intercâmbio internacional.

O IFRS foi criado em dezembro de 2008 (pela lei 11.892), juntamente com outros 37 institutos federais. Faz parte de sua missão promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde está instalado.

Com cerca de 25 mil alunos e 1.455 servidores, o IFRS está entre os dez maiores institutos federais do Brasil.

 

 

 

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria