Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Mulheres Mil: Câmpus Alvorada realiza sua primeira formatura

Formandas, professores e autoridades envolvidas no Programa

O Câmpus Alvorada, do Instituto Federal (IFRS) realizou no dia 12 de novembro, às 19h30, a formatura de suas primeiras alunas do Programa Mulheres Mil. Na solenidade, foram entregues os certificados para as 24 formandas do curso de cuidador de idosos. Compuseram a mesa de honra: o prefeito do município, Sérgio Bertoldi; a primeira-dama de Alvorada, Maria Zorete; o coordenador de implantação do Câmpus Alvorada, Fábio Marçal; a coordenadora de Ensino da Escola Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Marta Fert; a representante da Secretaria de Educação do município, Luciane Valim; o diretor do Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, Leandro Marçal; e a paraninfa do curso, Adelaide Konzen.

No início da cerimônia, as alunas prestaram o juramento do curso, com a condução da aluna Natasha Berardi. "Utilizarei os conhecimentos como instrumento de mudança pessoal, para a construção de um mundo melhor, com mais igualdade e justiça social", prometeram. Após, Fábio entregou certificado a todas as formandas.

Em seguida, a oradora da turma Marizete Castagna, disse: "Quero que as pessoas saibam que cada uma dessas mulheres têm uma história de luta, força, perseverança, e de coragem. Viemos para fazer história no Brasil, porque somos as mulheres mil".

Para Adelaide, as formandas estão entrando em uma nova etapa da vida, de atenção e cuidados profissionais com os idosos. E enfatizou a importância da formação dessas mulheres para a população. "Elas se qualificaram para realizar esse tipo de assistência", assegurou.

Na sequência, as alunas prestaram homenagem aos professores e profissionais envolvidos no programa. Todos ganharam um porta-chaves personalizado, de madeira, colorido e com o logo do Programa Mulheres Mil.

Em sua fala, o prefeito falou sobre a construção do Câmpus Alvorada. "Todos poderão estudar, fazer um curso superior, pós-graduação, mestrado aqui no Instituto Federal, que vai ser uma universidade federal aqui dentro de Alvorada".

Para Marta, a parceria para o curso foi um belo casamento. "Assumimos um compromisso com o IFRS, e também com a prefeitura e secretarias de Alvorada e todo o município está participando. O GHC tem esse compromisso, a nossa missão é atender a população", afirma.

Fábio se disse orgulhoso em participar da formatura. "Esse projeto se concretizou por uma construção coletiva. É assim que a gente quer construir o Câmpus de Alvorada: em parceria". O coordenador também agradeceu ao GHC, a prefeitura, as secretarias e a todos os profissionais envolvidos no curso. Para as formandas deixou a mensagem: "Vocês são as primeiras pessoas a receber certificados do Instituto Federal em Alvorada e isso é muito importante para nós. Foi muito importante conhecê-las, tenho certeza que aqui existem cidadãs, profissionais, mães, mulheres, que dignificam e dão todo um sentido para o trabalho em educação".

O evento contou ainda com a participação do representante do Câmpus Alvorada, Guilherme Brandt; da secretária de Direito Humanos de Alvorada, Irani Nascimento; do diretor de Defesa e Valorização dos Direitos Humanos de Alvorada, Manoel Freitas; do secretário de trabalho, assistência e cidadania de Alvorada, Airton Alminhana; do secretário de Administração da prefeitura de Alvorada, Ramiro Passos; do vereador Juliano Marinho; de autoridades e representantes da comunidade.

O Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero. Mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e à renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. Mais informações no site (http://mulheresmil.mec.gov.br/) do programa.

 

Publicado em 13/11/2013.

 

Galeria

Alunas e professores do curso cuidador de idosos Natasha conduz o juramento das formandas Alunas recebem certificados de Fábio Marçal Alunas recebem certificados de Fábio Marçal Pronunciamento da oradora Marizete Castagna Adelaide agradece participação no curso Alunas prestam homenagem aos professores e envolvidos no programa Formatura da primeira turma do Câmpus Alvorada Prefeito fala sobre constução do Câmpus Alvorada Marta fala sobre parceria Fábio Marçal agradece aos parceiros Formandas, professores e autoridades envolvidas no Programa

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria