Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Viamão: Aula Inaugural marca oferta dos primeiros cursos superiores federais no município

Professor convidado da Uergs, Mauro Mastella

O Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) promoveu, no dia 9 de março, a Aula Inaugural do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Com o tema "Finanças Pessoais", a atividade foi ministrada pelo professor convidado da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Dr. Mauro Mastella e contou com a participação do diretor-geral do Campus Viamão Alexandre Vidor, da coordenadora do curso, Luiza Bortoli, de servidores e de estudantes. A data marcou o início do semestre letivo dos primeiros cursos superiores do campus, juntamente com a oferta do superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, e também dos primeiros cursos superiores federais presenciais no município.

No início, o diretor-geral falou sobre a importância do evento. "Vamos discutir sobre um tema atual, de interesse de cada um de nós, e quem vai nos abrilhantar com a Aula é o professor de uma escola pública, que assim como os Institutos Federais, também é responsável pelo desenvolvimento e formação da nossa sociedade". E salientou: "Hoje estamos fazendo história, com a oferta dos primeiros cursos federais na cidade de Viamão".

Segundo a coordenadora, o curso noturno de Tecnologia em Processos Gerenciais possuí carga horária de 1.700 horas, duração de 5 semestres e visa formar profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento local e regional. Possui enfoque para a criação de novas organizações, novas formas de negócios, produtos e serviços inovadores, observando o respeito ao meio ambiente, o emprego de novas tecnologias e as tendências da área administrativa. Além disso, trata da gestão dos processos estratégicos, tecnológicos e da integração sistêmica entre todas as áreas da gestão empresarial.

Durante a palestra, Mastella disse que estudar sobre o assunto é a única maneira de gerir a própria vida financeira e afirmou: "Ninguém fará isso por você. O que você não controla, você não tem como gerir." Foram abordados assuntos como descontrole nas finanças, investimentos, crédito pessoal e empréstimos com finalidades específicas. O professor respondeu questionamentos de estudantes sobre: diferenças entre aplicações, previdência privada e quitação de dívidas.

Campus Viamão

Atualmente, o Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) possui os cursos técnicos subsequentes em: Administração, Cooperativismo, Meio Ambiente e Serviços Públicos; o curso técnico concomitante em Meio Ambiente; e os cursos superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Processos Gerenciais. A sede do Campus está localizada na Av. Senador Salgado Filho, 7000, 2°/3º andar, bairro São Lucas, em Viamão.

Saiba mais sobre Mauro Mastella

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Mestre em Administração - área de concentração: Contabilidade e Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Doutor em Administração - área de concentração: Contabilidade e Finanças pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), Professor Adjunto junto à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e docente convidado em cursos de pós-graduação em diversas entidades, tais como FARGS (Faculdades Rio-Grandenses), IBGEN (Instituto Brasileiro de Gestão e Negócios), APIMECSul (Associação dos Profissionais do Mercado de Capitais do Rio Grande do Sul), Universidade FEEVALE, FAPA Faculdade Porto-Alegrense, pesquisador e consultor da área de Gestão de Riscos.

Galeria

Coordenadora do curso, Luiza Bortoli Aula Inaugural do Campus Viamão Aula Inaugural do Campus Viamão Diretor-geral do Campus Viamão, Alexandre Vidor Aula Inaugural do Campus Viamão Aula Inaugural do Campus Viamão Aula Inaugural do Campus Viamão Diretor-geral do Campus Viamão, Alexandre Vidor Professor convidado da Uergs, Mauro Mastella Aula Inaugural do Campus Viamão Professor convidado da Uergs, Mauro Mastella Aula Inaugural do Campus Viamão Professor convidado da Uergs, Mauro Mastella Aula Inaugural do Campus Viamão Aula Inaugural do Campus Viamão Aula Inaugural do Campus Viamão Aula Inaugural do Campus Viamão Aula Inaugural do Campus Viamão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria