Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Instituto Federal publica edital para construção do Câmpus Alvorada

Edital

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) publicou, no dia 19 de fevereiro, no Diário Oficial, o aviso de licitação, através do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para construção do bloco administrativo de estrutura pré-fabricada do Câmpus Alvorada. O documento está disponível no site: www.comprasnet.gov.br e no portal do IFRS.

A empresa contratada será responsável pela edificação da primeira parte da obra, com área de 2.727,02 m², no terreno de 7,95 hectares, localizado na rua Professor Darci Ribeiro, bairro Câmpus Verdes, no município de Alvorada. O bloco administrativo será constituído por dois pavimentos, com: biblioteca, salas administrativas, salas de coordenações, espaço de convivência e instalações sanitárias. A abertura das propostas está marcada para o dia 14 de março de 2014, às 9h.

Segundo o coordenador de implantação do câmpus, Fábio Marçal, a publicação do edital e o processo de contratação da empresa significa um passo importante na caminhada da construção do Câmpus Alvorada. "Implica na materialização do Câmpus, com a construção de um prédio para o início de sua vida efetiva na cidade", disse o coordenador.

Sobre a conclusão das obras, Marçal acredita que a inauguração do Câmpus será no segundo semestre de 2015. "É difícil precisar data para a conclusão dessa obra. Estamos em um contexto de proliferação de obras públicas e privadas no Brasil, o que acarreta em certas dificuldades nas suas efetivações. Dando tudo certo, a obra de um prédio, começa no primeiro semestre de 2014. A conclusão desse prédio deve acontecer em 2015, algo que já possibilitaria o início das aulas no Câmpus Alvorada", salientou.

O Câmpus Alvorada está em funcionamento desde agosto de 2013 em uma sede provisória, localizada no Centro de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, na rua Vereador Lauro Barcelos, 285, bairro Água Viva. Em 2013 ofereceu os cursos de Maquiador Cênico e Cuidador de Idosos (Programas Mulheres Mil), e de Operador de Computador e Cuidador de Idosos (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec).

Para 2014 foram pactuadas 180 vagas no Pronatec. "Teremos curso no sistema prisional (60 vagas), Cuidador de Idoso ( 30 vagas) Tecelagem ( 30 vagas) e pretendemos, junto com a Escola Estadual João Belchior Goulart, construir um curso na modalidade na modalidade Educação de Jovens e Adultos integrada a educação (PROEJA/FIC)", informou Marçal.

Sobre o Câmpus Alvorada

O Câmpus Alvorada, conforme audiências públicas, irá trabalhar com os eixos: ambiente e saúde; segurança; gestão e negócios; informação e comunicação; e produção cultural e design. A instituição terá cursos técnicos e superiores e irá atender 1.200 alunos, quando a obra estiver completa.

Estude no IFRS

O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 20 mil alunos e 110 cursos técnicos e superiores de diversas modalidades em diferentes municípios do Estado. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal Pronatec, Proeja, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada.

O IFRS atua com uma estrutura multicâmpus. Possui os câmpus de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão, além de novos câmpus em implantação, nos municípios de Alvorada, Rolante, Vacaria e Viamão. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.

Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A Reitoria está localizada em Bento Gonçalves.

Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria