Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Campus Viamão divulga a programação do Abril de luta dos povos indígenas

De 6 a 18 de abril, o Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) irá promover diversas atividades, com o tema "Abril de luta dos povos indígenas". Nos dias 6 e 9 de abril serão realizadas rodas de conversas com a participação dos dois alunos indígenas do campus, Cláudio Gimenes e Tiago Dinarte. No dia 11, estudantes e servidores irão vivenciar a cultura da Comunidade Mbya Guarani da Terra Indígena Jata'ity. No dia 16, ocorrerá a Roda de conversa com a participação dos alunos indígenas e do cacique da Comunidade Mbya Guarani. E no dia 18 será feita a exibição do documentário Nhemonguetá, com a presença do diretor Eugenio Barboza.

Segundo o coordenador do NAAf, Carlos Robério Garay Correa, com essa programação especial, o núcleo pretende contribuir com reflexões e ações em busca da constituição de espaços que possibilitem a articulação entre os diversos povos indígenas e a aproximação com a sociedade.

- O patrimônio artístico e cultural dos povos indígenas é a força motriz dessa aproximação que pode contribuir para libertar a sociedade brasileira da concepção colonialista etnocentrada em que ainda estão baseadas esas relações, disse Correa.

Confira a programação:

  • 6 e 9/4 - Rodas de conversas dos alunos indígenas do Campus Viamão, Cláudio Gimenes e Tiago Dinarte com os alunos dos cursos Técnicos Integrados.
  • 11/4, das 10h às 16h - Vivência dos alunos e servidores do campus na Comunidade Mbya Guarani da Terra Indígena Jata'ity.
  • 16/4, às 17h40 - Roda de conversa do Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf), com a participação dos alunos indígenas e do cacique da Comunidade Mbya Guarani da Terra Indígena Jata'ity.
  • 18/4, às 19h - Projeção do documentário Nhemonguetá, com a presença do diretor Eugenio Barboza

 

 

 

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria