Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus Viamão recebe a primeira turma de Técnico em Administração à distância

O Câmpus Viamão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Prefeitura do município receberam a primeira turma do curso Técnico Subsequente em Administração, na modalidade de Educação a Distância (EaD), na manhã de sábado, dia 16, no Polo Viamão, localizado no Centro Profissional Walter Graf. Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, a secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, e a diretora-geral de Educação, Rejane Viegas, que também é coordenadora do Polo Viamão, e o diretor-geral do câmpus Viamão, Alexandre Vidor.

Vidor relembrou a evolução das unidades federais de educação tecnológica. "Em 1909 foram criadas as primeiras escolas de educação profissional e tecnológica no Brasil. Até 2005, quando iniciada a expansão de escolas técnicas federais, haviam 140 unidades em todo o território nacional. De 2005 a 2010, quando realizadas a primeira e segunda fases da expansão das escolas, foram criados 214 novos câmpus. Viamão faz parte da terceira fase da expansão, onde foram criadas 208 novas unidades de educação profissional em todo o país, sendo 15 no Rio Grande do Sul. Isso permitiu que a rede federal, que em 2003 ofertava 102 mil matrículas, saltasse para 1 milhão de matrículas em 2014, e para 7,7 milhões, quando contabilizamos as matrículas de Pronatec", explica Vidor.

O vice-prefeito ressaltou a importante parceria entre o Instituto Federal e o governo municipal e a implementação dos cursos da Rede e-Tec Brasil. "Estamos iniciando uma nova fase da educação no nosso município. A fase de cursos tecnológicos, que qualificam e formam o aluno para as atividades do mercado de trabalho", ressalta Pacheco.

A secretária de Educação, Maria Clarice de Oliveira, destacou a parceria e a estrutura montada pelo município, com laboratório de informática e biblioteca. "Com esta parceria, estamos disponibilizando um curso técnico com duração de três semestres, onde o aluno fará seu próprio horário e terá toda estrutura para acompanhar as aulas, em uma plataforma EaD Moodle".

Saiba mais:

O objetivo dos cursos tecnológicos EaD é qualificar os jovens e adultos, ou aqueles profissionais que trabalham e buscam a primeira formação e/ou a formação continuada.

A expectativa é de que os cursos à distância sejam ampliados, inclusive com graduação e pós graduação através de convênio com o programa Universidade Aberta do Brasil para ser executado através do IFRS.

O Polo Viamão, do IFRS, recebeu o maior número de inscrições dos cursos EaD - foram 496 candidatos, para ocupar 40 vagas.

O Polo E-Tec Viamão, localizado no Centro de Formação Walter Graf, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 21 horas, com toda a estrutura necessária para o aluno acompanhar os estudos, e a disponibilidade de tutoria presencial para ajudar com o conteúdo das aulas virtuais, de acordo com o calendário prévio entregue aos alunos.

O perfil dos alunos que concorreram a uma vaga e foram sorteados, são 90% moradores de Viamão. Oito são funcionários públicos e os demais são profissionais liberais, assessores, promotores de eventos e auxiliares administrativos.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria