Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Aberto maior evento de ensino, pesquisa e extensão do IFRS

Cerimônia de abertura

Adolescentes com trabalhos de aula nas mãos; graduandos instalam seus banners; professores orientam seus alunos; risadas, expectativa e troca de ideias. Esse é o clima nas primeiras horas do 4º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict), do 3º Seminário de Extensão (Semex), do 2º Seminário de Ensino (Semept), da 3ª Mostra de Robótica e da 2ª Mostra Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves.

A abertura das atividades dos três dias de integração entre servidores e alunos dos 17 campi ocorreu na tarde desta segunda-feira, 16 de novembro. Os cinco eventos simultâneos têm o objetivo de valorizar as ações, projetos e programas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e troca de experiências por meio de palestras, apresentações orais, pôsteres, contabilizando um total de 499 trabalhos, além da Mostra Cultural e de Robótica. Com a presença de mais de 800 participantes, entre estudantes e servidores.

Abertura

A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades acadêmicas do IFRS, e a mesa de atividades foi composta pela reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Júlio Xandro Heck, pela pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, pelo pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares Pires e pelo pró-reitor de Administração Giovani da Silva Petiz.

A reitora em sua fala emocionada em tom de despedida agradeceu a presença de todos e comentou ser o último grande evento de sua gestão."É muito difícil escrever num momento como esse, o ano passado comentei que seria o meu último evento. Mas esse ano será realmente o último grande evento composto por esta mesa, volto para sala de aula e quem sabe o ano que vem estarei nessa plateia com meus alunos", e finaliza " ao Instituto Federal o meu respeito, o meu orgulho".

O pró-reitor de Ensino, ao agradecer a presença comentou que o verdadeiro sentido de uma instituição de educação é promover trocas, diálogo e educação em sua plenitude. "Estamos aqui para celebrar o conhecimento para o bem e a serviço da vida", afirma Amilton.

A pró-reitora de Extensão destaca a importância desses cinco eventos paralelos e integrados e o desafio para organizá-los e agradece a presença de todos comentando "Nossa alegria e satisfação em tê-los aqui é proporcional ao tamanho do desafio de organizar um evento deste porte", explica Viviane.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação em sua fala destaca "neste ano de 2015, temos 290 trabalhos inscritos, nosso recorde. E o mais importante trabalhos com elevada consistência técnica e científica, oriundos de alunos do ensino médio e superior, e dignos de serem observados com muita atenção", finaliza Júlio.

Na palestra de abertura Aprendizado, Memória e Consciência, proferida pelo professor Tadeu Mello de Souza, do departamento de Bioquímica e do programa de Pós-graduação em Neurociências da Universidade do Rio Grande do Sul (Ufrgs) trouxe amostras de resultados de pesquisas sobre aprendizagem, memória e comportamentos do cérebro. Durante a ministração, Tadeu projetou imagens que desafiavam as percepções do público e colocava em dúvida e teste o que cada um enxergou nas figuras. Para concluir, o neurocientista comentou sobre a adaptabilidade da eficiência da memória e a percepção humana visual, principalmente.

Após, os presentes acompanharam o Coro Juvenil do Projeto Prelúdio, do Campus Porto Alegre.

Dos trabalhos

O Sict tem um total de 290 trabalhos inscritos. Para o Semex foram inscritos 137 trabalhos. O Semept conta com 84 trabalhos. Com a presença de mais de 800 participantes, entre estudantes, servidores, orientadores e organizadores do evento.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Youtube

Veja a programação

Texto: Fabiana Carvalho Donida e Nícholas Fonseca

Fotos: Fernando Menegatti, Fernando Leão e Josué Goulart.

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria