Informações da página

Você está em: Página Inicial > Notícias

Início do conteúdo

Processo seletivo do IFRS ocorreu em 16 municípios gaúchos neste domingo

Processo Seletivo 2016/1 no Campus Viamão

As provas do processo seletivo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorreram neste domingo, 6 de dezembro de 2015, em 16 municípios gaúchos. Foram realizadas pela manhã e à tarde nos municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (campi Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. Este processo seletivo, para ingresso no primeiro semestre de 2016, foi o maior já realizado pelo Instituto, contando com a participação de todos os campi, inclusive os que estão em implantação. Foram 9.853 inscritos para as provas, concorrendo a 2.628 vagas em cursos superiores e técnicos.

De acordo com o diretor do Departamento de Ingresso Discente do IFRS, Luiz Gaspar Fensterseifer, as provas transcorreram normalmente, sem imprevistos. Para os cursos superiores, além das questões objetivas, havia uma redação que teve como tema a tecnologia (smartphones, tablets, videogames, etc.) gerando novos padrões de comportamento e questionando: "de que maneira podemos bem utilizá-la? Quais os riscos e possíveis consequências do seu uso demasiado?".

Gabarito e recursos

O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado nesta segunda-feira, 7 de dezembro de 2015, no Portal de Ingresso do IFRS (ingresso.ifrs.edu.br). Na mesma data, abre o período para a interposição de recursos, o que pode ser feito até quarta-feira, 9 de dezembro. O formulário é o Anexo I do Manual do Candidato, disponível no Portal de Ingresso ou nos campi. Os recursos, dirigidos ao Departamento de Concursos e Ingresso Discente do IFRS, com a fundamentação das nulidades, deverão ser protocolados na sala 503 no 5º andar da Reitoria do IFRS (Rua General Osório, 348 - Bairro Centro - Bento Gonçalves), das 14h do dia 7 de dezembro às 17h do dia 9 de dezembro de 2015 ou protocolado no campus conforme edital do Processo Seletivo ou ainda enviados para o e-mail: [email protected] com data de envio dentro deste prazo.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo 2016/1 podem ser encontradas no Portal de Ingresso. É de responsabilidade do candidato ficar atento ao site.

Acompanhe as próximas datas importantes:

  • 07/12 - Divulgação do gabarito preliminar das provas (ingresso.ifrs.edu.br)
  • 07 a 09/12 - Interposição de recursos quanto ao gabarito das provas
  • 14/12/2015 - Divulgação do resultado dos recursos e gabarito definitivo da prova (ingresso.ifrs.edu.br)
  • 21/12/2015 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes), da 1ª chamada para matrículas e das orientações para a matrícula com calendário.
  • 21/12/2015 - Divulgação de informações sobre chamamentos vinculados à nota do Enem
  • 29/12/2015 - Divulgação do resultado do processo seletivo para os cursos superiores, da 1ª chamada para matrículas e das orientações para a matrícula com calendário (ingresso.ifrs.edu.br)
  • 29/12/2015 - Divulgação de informações sobre a chamada pelo Sisu para os cursos superiores (ingresso.ifrs.edu.br)

Galeria

Processo Seletivo 2016/1 no Campus Viamão Processo Seletivo 2016/1 no Campus Viamão Processo Seletivo 2016/1 no Campus Viamão Processo Seletivo 2016/1 no Campus Viamão Processo Seletivo 2016/1 no Campus Viamão

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul


E-mail: [email protected] | Dúvidas de Acessibilidade:[email protected] | Ouvidoria